quinta-feira, 30 de abril de 2009

Indicação

Como foi para nós, a Semiótica será um assunto totalmente novo para tantas outras pessoas.
Graças às aulas de Teoria II, aprendemos os conceitos e a importância desta área tão cheia de vida, de cores e sentidos, tanto no campo da comunicação quanto no dia-a-dia de qualquer um que esteja interagindo num meio social.
Apesar de existirem ótimas leituras complementares, nem todas enfocam o “X” da questão. Uma boa indicação para os curiosos, interessados ou estudiosos, portanto, é o livro Panorama da Semiótioca, de Winfried Noth, descrito da seguinte forma, com as palavras de Lúcia Santaella: "A palavra filigrana se refere a uma obra de ourivesaria, formada de fios de ouro ou de prata, delicadamente entrelaçados e soldados. Não há imagem melhor para caracterizar este "Panorama da Semiótica" que Winfried Nöth entrega ao público brasileiro do que a filigrana. De fato, cada um dos capítulos assemelha-se a uma obra de ourivesaria, o conjunto deles compondo uma pequena constelação de filigranas finissimamente tecidas com os fios da erudição e da lucidez. Numa visão global, fiel ao seu título, no seu todo, funciona como uma apresentação histórica da Semiótica, mas também das questões mais fundamentais que este campo de estudo permite detectar".


O livro está dividido em 5 capítulos, sendo que cada um deles traz, de forma explicativa, pontos relevantes e muito interessantes ao aprofundamento do assunto.
Indicamos!
Boa leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário