quinta-feira, 30 de abril de 2009

Estudo das cores




VERMELHO: Aumenta a atenção, é etimulante, motivador. Indicado para uso em anúncios de artigos que indicam calor e enrgia, artigos técnicos e de ginástica.
LARANJA: Indicado para as mesmas aplicações do vermelho, com resultados um pouco mais moderados.
AMARELO: Visível a distância, estimulante. Cor imprecisa, pode produzir vacilação no indivíduo e dispersar parte de ua atenção. Não é uma cor motivadora por excelência. Combinada com o preto pode resultar eficaz e interessante. Gerlmente indicada para aplicação em anúncios que indiquem luz, é desaconselhável seu uso em superfícies muito extensas.
VERDE: Estimulante, mas com pouca força sugestiva; oferece uma sensação de repouso. Indicado para anúncios que caraterizem o frio, azeites, verduras e semelhantes.

AZUL: Possui grande poder de atração; é neutralizante nas inquietações do ser humano; acalma o indivíduo e seu sistema circulatório. Indicado em anúncios que caracterizem o frio.
ROXO: Acalma o sistema nervoso. a ser utilizado em anúcios de artigos religiosos, em viaturas, acessórios funerários etc. Para dar a essa cor maior sensação de calor, deve-se acrescentar vermelho; deluminosidade, o amarelo; de calor, o laranja; de frio o azul; de arejado o verde.

PÚRPURA E OURO: Cores representativas do valor e dignidade. Devem ser aplicads em anúncios de artigos de alta categoria e luxo.

MARROM: Esconde muito a qualidade e o valor e, portanto, pouo ecomendável em publicidade.

VIOLETA: Entristece o ser humano, não sendo, portanto, muito bem visto na criação publicitária.

CINZA: Indica discrição. Para atitudes neutras e diplomáticas é muito utilizado em publicidade.

PRETO: Deve ser evitado o excesso em publicações a cores, pois tende a gerar frustração.

AZUL E BRANCO: Estimulante, predispõe à simpatia; oferece uma sensação de paz para produtos e serviços que precisam demonstrar sua segurança e estabilidade.

AZUL E VERMELHO: Estimulante da espiritualidade; combinação delicada e de maior eficácia na publicidade.

AZUL E PRETO: Sensação de antipatia; deixa o indvíduo preocupado; desvaloriza completamente a mensagem publicitária e é contraproducente.

VERMELHO E VERDE: Estimulante, mas de pouca eficácia publicitária. Geralmente se usa essa combinação para publicidade rural.

VERMELHO E AMARELO: Estimulante e eficaz em publicidade. Por outro lado as pesquisas indicam que pode ausar opressão em certas pessoas e insatisfação em outras.

AMARELO E VERDE: Produz atitude passiva em muitas pessoas, sendo ineficaz em publicidade. Poderá resultar eficaz se houver mais detalhes coloridos na peça.






Referência bibliográfica: http://scriptbrasil.com.br/forum/index.php?showtopic=13658

5 comentários:

  1. Boa tarde! =)
    Estou a estudar Ciências da Comunicação em Lisboa e, como aluna do 1º ano, estou a ter neste primeiro semestre a disciplina de Semiótica. O meu professor pediu-nos para fazermos um trabalho, que será o elemento decisivo para sabermos se vamos a exame da disciplina ou não, mas tenho algumas dúvidas acerca do tema que me interessa e o senhor não esclarece dúvidas a ninguém.
    O que é pretendido é que façamos uma análise semiótica e eu pensei em fazê-la acerca de uma cor, mas depois comecei a pensar: "É possível fazer uma análise semiótica acerca de uma cor e explicar o seu significado em variados contextos? Estaria correcta feita deste modo?"
    Não tendo mais ninguém a quem recorrer, seria muito importante que me pudessem responder. É urgente...
    Aguardo ansiosamente resposta,
    Com os melhores cumprimentos,
    Sofia

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  2. creio que esta resposta ja nao vai a tempo, mas sim, a semiotica de uma cor pode depender do seu contexto mas também do espaço e cultura em que se insere a mesma.

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  3. foi muito bom ter feito esse trabalho porque tem mesmo coisa emteressante para se informar

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  4. Excelente estudo! Parabéns...

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  5. quem e o principal teorico da semiotica das cores?

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