quarta-feira, 29 de abril de 2009

História da Semiótica -” A long long time…”

Vamos falar sobre a história? Todo o passado da nossa semiótica?

A semiótica encontra sua referência mais antiga na história da medicina; estendia-se como o primeiro estudo diagnóstico dos signos das doenças. O Médico Galeno de Pérgamo (139-199), por exemplo, referiu-se ao diagnóstico como sendo a parte da semiótica da medicina.

Retrospectiva da História da Semiótica
Os gregos
Grécia : medicina
Para Platão : Signo (semeion)
Significado (semainómenon)
Objeto (pragma)
Trata-se de estabelecer as relações entre signo, seu significado e o fato específico. Somente no Séc. XIX, Peirce retoma o estudo desta relação entre esses 3 conceitos.

“…muitas das questões de desenho chamadas de estéticas, podem ser explicadas
pela teoria dos signos”.

Para Aristóteles, várias noções são relacionadas à semiótica, como “doutrina dos signos”, “arte dos signos”, “arte dos signos”(semiotiké), “signos” (sema ou semeion), etc.

Idade média
Já na idade média se desenvolveu uma ciência dos signos, uma “scientia sermocinalis”, que envolvia a gramática, a lógica, e a retórica, e adotava uma posição muito próxima a teoria anterior da antigüidade.

Pós idade média
Na transição da idade média para a idade moderna: poucas alusões. As investigações metodológicas de Leibiniz, por exemplo, conduziram às três tramas da semiótica: ars característica, ars combinatoria, ars inveniendi.

Século XIX
A semiótica se aperfeiçoou especialmente nas escolas de medicina. Elaborou-se um sistema médico dos signos (Reimers, 1983), em conexão com a filosofia grega. Desta forma a medicina tentava identificar e interpretar os signos.

Um comentário: